O que significa o autocolante das frutas?

frutas

O que significa o autocolante das frutas?

Certamente já compraste bananas e maçãs e notaste que traziam um pequeno autocolante que tiveste de tirar antes de comer a sua fruta. Mas já te perguntaste para que serve e se é ou não comestível?

O código PLU é abreviatura de Price Look-Up  (pesquisa de preço) foi criado para que os vendedores de Frutas, Legumes e Verduras a granel pudessem organizar seus stocks facilitando a venda nas caixas registadoras, separando os produtos por nome, tamanho e informar se é de cultivo normal, orgânico ou geneticamente modificado, para assim aplicar o preço diferenciado, já que a olho nu é difícil identificar.

O código pode ter 4 ou 5 dígitos.

O produto normal, ou seja, cultivado de forma tradicional (com pesticidas e fertilizantes), possui 4 dígitos.

Cada produto tem código diferente.

Por exemplo o código do limão

#4053 Limão grande

#4958 Limão médio

#4033 Limão pequeno
O limão pequeno orgânico tem o código #94033. O limão pequeno geneticamente modificado tem o código #84033.

Estes códigos são usados em todo o mundo desde 1990, por isso mesmo quando compras fruta no estrangeiro podes ter estes códigos em consideração.

Quanto à comestibilidade do autocolante, há normas que garantem que a cola destes autocolantes é digerível e o papel utilizado também é comestível, mas não é recomendável que estejas sempre comer os autocolantes. Desde Junho de 2013 que a União Europeia aprova a utilização da gravação a laser em vez do autocolante na fruta.

Alimentos que são mais sujeitos a tratamentos químicos:

Morango

Maçã

Pêssego

Uvas

Cerejas

Espinafres

Tomate

Pimento

Os que dificilmente têm químicos:

Abacate

Abacaxi

Ervilhas

Cebolas

Espargos

 

A partir de agora, fica atenta à etiqueta. Para o teu bem!

Sobre susanasilva 134 artigos
Sou a Susana, sou casada e tenho 2 filhos, um casal. Moro em Mafra mas sou do Porto. Pensei em criar este blog a pedido de amigos que gostam do que cozinho. Gosto de cozinhar mas não gosto de perder tempo na cozinha. Gosto de refeições fáceis, rápidas, saborosas e para além disso, que não sejam dispendiosas. Quero mostrar que as marcar brancas dos supermercados para além de serem mais baratas são tão boas ou melhores que as de marca própria. Compro tudo o que é possível de marca branca, experimentei os produtos de todos os supermercados, fiz comparações e sei quais os melhores produtos. Cozinho de tudo e como de tudo, o que ajuda.

Seja o primeiro a comentar

Escreve o teu comentário